domingo, 31 de maio de 2009

Tipologias de Planejamento

Seguindo a ordem de seminários, o seminário II discute as tipologias de planejamento, baseado no texto:
 SOUZA, Marcelo Lopes de. Mudar a cidade: uma introdução crítica ao planejamento e à gestão urbanos. 3. ed. rev. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. 556p. (indicação aos interessados)

O objetivo deste seminário era perceber as origens destes diversos tipos/modelos, na maioria, oponentes ao físico-territorial. A partir de uma visão crítica, deveríamos identificar características e qualidades que pudessem ser empregadas no planejamento urbano atual, atentos as incoerências de junção indiscriminada dos diferentes tipos.

O Estado viabiliza os interesses do capital através de sua abstinência funcional. Assim o importante para este planejamento é atrair novos investimentos, mega-empresas, indústrias para determinadas regiões, criando um grande “marketing urbano” embelezando e ‘revitalizando” áreas que para eles (neste caso o estado e as empresas) são de grande valor econômico. Desta forma as cidades aparecem como grandes competidoras sempre tentando atrair novos negócios.

É ai que está o grande problema, no planejamento mercadófilo não ocorre a participação da população, para eles não importa a realização de intervenções baseadas em alguma análise social e das necessidades das pessoas, mas sim do atendimento de demandas específicas, que são relacionadas aos interesses do capital imobiliário e de outros setores importantes, visando assim defender o interesse privado, procurando melhorar o aspecto arquitetônico em geral e desta forma mascarar os problemas sociais da cidade. 

Um exemplo bem claro deste planejamento foi o que ocorreu em Barcelona, eles aproveitaram que a cidade iria cedias os jogos olímpicos de 1992 para assim converter a cidade em um centro internacional de serviços e consumo, deixando de lado os investimentos no campo social, como saúde e educação, para dar lugar aos investimentos que atraiam o poder privado. (fotos abaixo de Barcelona)




 


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