domingo, 31 de maio de 2009

Política Habitacional

Para finalizar o ciclo de seminários fecho com o tema que a cada dia tem mais me interessado: “Política Habitacional”.

Então a Política Habitacional fala sobre o direito à moradia como um direito social básico ampliando o conceito além da edificação, incorporando o direito a infra-estrutura e serviços públicos.

Um exemplo que eu utilizei em  meu trabalho foi sobre a cidade de Belo Horizonte, a respeito do programa Vila Viva que nada mais é que um programa de urbanização de vilas, fazendas e aglomerados, ao qual visa beneficiar várias famílias com a construção de moradias verticais, urbanização das ruas, construção de parques, escolas, centros esportivos. É basicamente o mesmo programa que anteriormente relatei sobre o Projeto São Pedro e o Programa Comunidades.

O diferencial deste projeto é que a prefeitura constrói os apartamentos na vila onde os moradores habitam, só as que moram em locais de encosta e áreas de riscos é que são relocadas. E outro ponto é a integração da cidade com o aglomerado através de uma grande avenida possibilitando e garantindo melhorias no transporte público e particular.

Assista o vídeo de apresentação do Programa Vila Viva.


Neste vídeo notamos as grandes melhorias que a prefeitura junto com outros órgãos levaram até esses aglomerados, mas infelizmente ele não abrange benefícios à toda população, nesse em especial que ainda está em andamento a população tem feito grandes reclamações e com toda a razão. Como antes elas viviam em barracos ou casas de madeira algumas possuíam comércio junto. Agora com os apartamentos elas perderam seu único meio de sustento e as autoridades públicas não visam outras possibilidades. Assim muitos pegam o dinheiro da indenização e vão morar em áreas irregulares criando novos aglomerados.

Por isso é tão importante que haja uma interdisciplinaridade onde profissionais de diversas áreas atuem junto com a população, só conhecendo o cotidiano das pessoas e estando presente na comunidade é que conhecemos suas verdadeiras necessidades, podendo assim criar programas que melhorem a qualidade de vida social e econômica, mas claro, sem esquecer do meio ambiente.


Deixo aqui meu agradecimento ao professor Alexandre M. Matiello que propôs a turma este trabalho e vem visando um olhar mais profundo sobre o urbanismo.

       

E deixo um “Até breve” a todos que vierem acessar a página, espero que tenham gostado e sintam-se a vontade para comentários e críticas. O blog continuará aberto para novas publicações a respeito do urbanismo.


Atenciosamente,

Raquel Cruz Lajús. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário