domingo, 31 de maio de 2009

Programa Comunidades

Daqui em diante falarei sobre os três seminários que foram apresentados no decorrer do semestre, onde grupos eram divididos entre painelistas e debatedores e temas eram sorteados com base sempre em algum texto

No Seminário I tivemos como texto base o livro:

 

BONDUKI, Nabil (Org.) Habitat: as práticas bem sucedidas em habitação, meio ambiente e gestão urbana nas cidades brasileiras. 2. ed. São Paulo: Studio Nobel, 1997. (fica ai uma indicação aos interessados)


Neste livro são apresentadas experiências bem sucedidas em planejamento urbano no Brasil, premiadas no Habitat II em Istambul na Turquia em 1996.

O objetivo deste seminário era detectar nestas políticas urbanas da década de 90 características de uma mudança paradigmática do planejamento urbano, destacando o que havia de inovador nelas.

Abaixo está o slide modificado da minha apresentação. 

Tivemos como tema “Aprendendo, produzindo, construindo... bairros,... uma cidade... comunidades.” Apresentamos o “Programa Comunidades” que surgiu em 1990 articulado em três subprojetos: Habitação, Geração de Emprego e Renda, e Capacitação, que tem como objetivo a construção de mil moradias habitacionais em regime de mutirão onde as famílias se dividem de 10 a 15 grupos para trabalharem. É interessante o mutirão pois as famílias acabam dando maior valor as suas casas e cuidando do ambiente onde convivem, pois sabem o esforço que é para construir.

Além das casas também foram construídos espaços coletivos e de convivência, também houve a criação de programas de geração de emprego por meio de treinamentos profissionais. Outro ponto significativo do programa foi a preservação das árvores existentes no local que hoje em dia é de suma importância pensar no meio ambiente, pois nosso futuro depende dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário