domingo, 31 de maio de 2009

Planejamento Sistêmico

Contrapondo ao Planejamento Mercadófilo existe o Planejamento Sistêmico que vai além do planejamento físico-territorial. Ele procura trabalhar em conjunto com profissionais de diversas áreas em contato também com a população, pensa na cidade como um todo. 

O planejamento sistêmico defende que o processo de planejamento deve ser visto como um processo cíclico, onde os resultados alcançados passam a servir de objetivo de analise para as outras fases do processo.

Um exemplo é a cidade de Porto Belo no litoral catarinense. A cidade dá acesso para outras praias como Bombinhas, Bombas e Canto Grande, é uma praia encantadora com belíssimas paisagens e com uma variedade de indústrias (pesca, esquadrias, agropecuária, artefatos de cimento e construção civil). (fotos abaixo)

 

Devido os poucos registros científicos de sua origem, costumes, lendas, Porto Belo com o passar do tempo pode chegar a uma descaracterização de seu patrimônio cultural, por isso o planejamento sistêmico através do turismo cria alternativas para o desenvolvimento do município.

Esse planejamento diferente do mercadófilo não pensa em revitalizar algumas áreas que seriam do interesse privado mas sim fazer alterações na cidade toda, identificando suas potencialidades, melhorando o comércio, as vias de circulação, criando um calendário de eventos integrado com municípios próximos, valorizando a cultura local, melhorando assim o turismo e aproveitando o que a cidade tem de melhor. Mas o melhor deste planejamento que ele não termina por ai, ele além de pensar no presente pensa no futuro, vai criando mudanças de acordo com as necessidades do local.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário