domingo, 31 de maio de 2009

Orçamento Participativo

Para finalizar essa etapa do Seminário I trago em destaque: “Gestão urbana e orçamento participativo. Democracia e participação popular na esfera pública: a experiência de Porto Alegre”

Este tema é muito interessante pois o orçamento participativo é uma forma de melhor destinar o dinheiro na realização de benfeitorias em cada localidade.

Ele se dá com a participação democrática da população, através de assembléias, reuniões e debates em vários bairros do município, a população tem a oportunidade de apresentar as necessidades locais, assim são definidas uma ordem de prioridades das demandas de serviços e obras que serão realizados. Desta forma é possível evitar a corrupção e o mau uso do dinheiro público.

Hoje, infelizmente, ainda são poucos os que participam das reuniões, ainda há muito o que melhorar e o orçamento participativo é uma chance que temos de participar das benfeitorias, só assim os responsáveis vão saber o que realmente a população necessita, e desta forma podemos ver quem de verdade são os candidatos que estamos elegendo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário