sexta-feira, 20 de abril de 2012

Cidade Inovadora


Resgate do trabalho de conclusão de curso - TCC II - Urbanismo

Cidade Inovadora: Integrando Tecnologia e Natureza em Projeto Urbano
Orientador: Alexandre Matiello

          Este trabalho trata-se de um projeto para a região oeste do município de Chapecó, são bairros que vem tendo um grande desenvolvimento e onde estão instaladas grandes fontes geradoras de economia, como as agroindústrias, Aurora e Sadia, o Parque de Exposições Tancredo Neves e a Universidade Comunitária da Região de Chapecó, além de uma ampla área de comércios.
          A escolha do tema deu-se primeiramente pelo inchaço que vem ocorrendo na área urbana central de Chapecó e pelo constante crescimento destes bairros, que  possuem diversos equipamentos públicos e de serviço, sendo consideradas áreas bastante valorizadas e de expansão. No entanto, estes bairros vem crescendo sem planejamento e muitas dos vazios urbanos e áreas verdes que poderiam ter um papel fundamental para cidade acabam sendo degradadas e poluídas.
          Pensando nisso, o projeto propõe a implantação de novos espaços com áreas destinadas a comércio, habitação, educação, tecnologia, lazer e turismo através de propostas que tragam melhor qualidade de vida, que zele pelo bem-estar dos moradores e que integre espaços naturais e construídos a partir de vias urbanizadas e projetos pontuais criando uma nova imagem para a cidade.


CONCEITO

          O projeto se apresenta com um caráter de publicização dos acessos e da utilização, buscando uma integração entre os projetos propostos e a cidade. A introdução de novos usos e a permeabilidade aos espaços busca reverter a imagem de algumas ambiências do bairro, que atualmente impõem  restrição à população, como, por exemplo, o Parque de Exposições Tancredo Neves, uma área só utilizada para feiras e eventos, o Lago da barragem de captação do Lajeado São José, servindo estritamente como proteção  e a Sadia, como vetor de desenvolvimento mas sem relação com quem não trabalha na firma.
          Cria-se no ponto de vista projetual uma nova imagem da cidade, que ao reconfigurar as ambiências do bairro, capitalize os potenciais ambientais, produtivos, tecnológicos e acadêmicos existentes. A inovação está em todos os sentidos, mas sobretudo na conversão de um não-lugar, uma via meramente de passagem, em um ente integrador e com vida própria. O que era considerado como “feio”, tratado como local poluidor e de mal cheiro e como barreira entre a vida comunitária dos bairros da grande Efapi e o restante da cidade passa a ser o nó conector entre duas forças pulsantes muito fortes em termos de população. Reforçam esta integração o uso habitacional qualificado e o comércio que são marcantes no eixo São Pedro/Atílio Fontana, mas que no trecho tratado na proposta é bem pouco intenso. Na proposta estes usos se adequam a escala dos novos empreendimentos inseridos, os quais irão demandar mão-de-obra qualificada que por sua vez também fará dos espaços publicizados o palco de sua vida urbana.

          Abaixo apresento algumas imagens das propostas apresentadas para o presente trabalho:

Via Parque, e ao fundo, Museu da Agroindústria.

Expansão de áreas de comércio.

                                 Expansão de áreas de comércio.

Educação Profissional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário